O Presidente do Fundo Castlepines, David Grose, acompanhado de uma comitiva de secretários de Estado, prefeitos e lideranças políticas da região acertaram na quinta-feira (21) a construção de uma fábrica de pellets da Pellco Brasil no município de Pinheiro Machado (RS).

O investimento está orçado em R$ 1 bilhão. O empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, que desde 2015 produz o azeite de oliva no município recebeu os secretários de governo Fábio Branco (Casa Civil), Ernani Polo (Agricultura) e Pedro Westphalen (Transportes) Fundo Castlepines, que tem sede em Londres, é o maior investidor da Pellco Brasil, e vai implantar uma usina em dois anos. Numa área de 138 hectares no município a unidade terá capacidade de produção de 900 mil toneladas de Pellets por ano, com possibilidade de dobrar a produção nos anos seguintes.

A construção do empreendimento está em fase de licenciamento ambiental e segundo Batalha a pedra fundamental deverá ser lançada em dois meses. O Pellets, processado com madeira de florestamento, será exportado para países como Japão e Estados Unidos. O subproduto gerado, como galhos e tocos, será processado em uma termelétrica construída na mesma planta, capaz de gerar 50 megawatts de energia por ano, 32 deles para alimentar o funcionamento da indústria e o restante distribuído na rede para ser comercializado pelas companhias de energia elétrica.